Blogroll




11 de ago. de 2011

Oh, a sociedade...

Quarta tive aula de Sociedade da Informação, com o professor Marjony(as informações que irei colocar aqui foi ele quem fez e passou para a turma por slide). A aula dele é muito boa, bem dinâmica e cheia de perguntas, e não aquela coisa de professor de ensino médio: "O assunto de hoje é tal, blá blá blá blá blá blá, copiem isso aqui, blá blá blá blá blá". Não mesmo. Ele está debatendo com os alunos junto ao que ele está explicando, o que deixa a aula mais interessante e fácil de aprender.

Enfim, a aula foi sobre as "Ondas da Evolução"(A imagem não tem nada a ver, mas tudo bem...) Aqui nois vai!


Primeira Onda
Período: De 8000 a.C. a 1700 d.C.
Características: economia descentralizada, exploração de fontes de energia renováveis, divisão simples do trabalho, castas e classes claramente definidas, poder autoritário.
-
Economia descentralizada é quando não há intervenção do governo ou de outra instituição no meio da arrumação, e naquela época eles exploravam fontes de energia renováveis, como a força das águas ou do vento no auxílio em trabalhos diários, etc.
-
Segunda Onda
Período: De 1700 a 1955
Características: industrialização, sistema social rico e multiforme, exploração de fontes de energia não renováveis.
-
Nesse período é quando começa a industrialização, ou seja, o início da substituição do trabalho manual por máquinas(aumentando a produtividade) e a adaptação da sociedade com tal mudança, além de começar a se ter tecnologias para uso de energias não renováveis, como o carvão, por exemplo.
-


Além das ondas da evolução, Marjony falou sobre a estrutura dessas mudanças. São elas:

Tecnosfera 
Inter-relação entre o sistema de energia,de produção e o sistema de distribuição.

Primeira Onda Tecnosfera Agrícola: utilização de energia renovável, produção e distribuição eram estruturados numa base de encomenda.
-
Ou seja, eles apenas fabricavam um determinado produto por encomenda, e não faziam mais do que o necessário e tinham uma loja para vender suas coisas.
-
 
Segunda Onda Tecnosfera Industrial: utilização de energia não renovável, ligada a um sistema de produção em massa, que fazia jorrar mercadorias para um sistema de distribuição em massa altamente desenvolvido.
-
Fabricavam produtos para venda em larga escala.
-


Sociosfera  
Formas de organização social.

Primeira Onda Sociosfera Agrícola: família multigeracional / trabalhando numa unidade econômica de produção.
-
Família multigeracional a gente pode entender como várias gerações de uma família morando em uma mesma casa. Ou seja, tios, primos, irmãos, pais, avós e etc. Eles consumiam o que produziam, porém precisavam de mão de obra para produzir, e cada membro da família era importante, pois exercia uma função específica no trabalho.
-
Segunda Onda Sociosfera Industrial: família nuclear / a família não trabalhava mais junta / algumas funções básicas da família, como a educação, foram distribuídas para novas instituições especializadas (escolas) / educação em massa.
-
Família nuclear(como o professor disse, não é homem bomba não!) é aquela que está mais "centralizada", ou seja, mãe, pai e filhos. A família trabalha e recebe salários para comprar as coisas de casa, e não mais trabalha e produz para si mesma.
-


Infosfera
Massificação dos canais de informação.

A tecnosfera produzia e conferia riqueza; a sociosfera, com milhares de organizações inter-relacionadas, conferia papéis a indivíduos no sistema. E a infosfera conferia a informação necessária para fazer todo o sistema funcionar. Juntos formavam a arquitetura da sociedade.
-


Por quarta foi só isso. O que está com o fundo azul claro são meus comentários, ou o que eu entendi(e espero estar certo!).
Semana que vem tem mais, ele falará sobre a "Formação da Terceira Onda", a Sociedade da Informação!

By Ítalo Tabosa with No comments

0 comentários:

Postar um comentário