Blogroll




21 de jul. de 2011

11 dias!

By Ítalo Tabosa with 1 comment

18 de jul. de 2011

Sistemas da Informação...hã?!

Hoje em dia, com tanto curso de informática que existe por aí, é comum confundir as áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas da Informação. Alguns acabam chamando todos de "curso de informática". Ok, não deixam de ser, porém cada um tem sua diferença.
Navegando na web, encontrei uma página interessante que explica o que é o curso de Sistemas da Informação, o que faz o profissional de SI e a diferença dos outros curso. Aqui nois vai!

A Carreira em Sistemas de Informação

Os computadores estão por toda parte.

No entanto, de nada adiantam computadores e máquinas sem a figura essencial do Programador( antigamente também chamado de Analista de Sistemas ).

O Programador ( profissional formado no curso de Sistemas de Informação ) é o profissional que escreve ou cria os programas de computador.

Costuma-se dizer que tudo é possível no mundo virtual, tudo depende da capacidade do programador e do hardware disponível.

Embora vários cursos diferentes possam formar profissionais capazes de escrever Programas de Computador ( Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Licenciatura em Computação, etc… ), o profissional formado em Sistemas de Informação é o mais especializado de todos.

Por isso, para quem tem interesse em desenvolver programas, sejam eles jogos, sistemas empresariais ou então sites para Internet, o curso de Sistemas de Informação é o mais indicado.

Como existe essa certa confusão sobre a área de atuação de cada carreira, o MEC criou algumas definições básicas:

  • Sistemas de Informação: Forma Programadores, profissionais especializados no desenvolvimento e manutenção de sistemas de computador.
  • Ciência da Computação: Forma Bachareis em Ciência da Computação, além de programar, eles também estudam a questão Matemática dentro da computação.
  • Engenharia da Computação: Forma Engenheiros da Computação, além de estudar software, também se dedicam a eletrônica e desenvolvimento de máquinas ( hardware ).

Na tabela abaixo podemos ver o quanto cada carreira estuda cada área:

Carreiras de Informática – Comparativo

SoftwareMatemáticaHardware
Sistemas de InformaçãoNível AvançadoNível BásicoNível Básico
Ciência da ComputaçãoNível IntermediárioNível AvançadoNível Básico
Engenharia da ComputaçãoNível BásicoNível IntermediárioNível Avançado

O Curso de Sistemas de Informação

Como foi dito acima, a base do curso de sistemas de informação vai ser o estudo das Linguagens de Programação e também as teorias por detrás das mesmas.

O curso vai exigir muito raciocínio lógico, criatividade e capacidade de adaptação do aluno pois constantemente seu talento como programador vai ser testado através de trabalhos práticos.

Gostar de ler, ser auto-didata ( pessoas que conseguem aprender sozinhos, sem professor ) e gostar de novidades também são características que vão ajudar bastante, pois na área de programação e sistemas de informações estão sempre surgindo novidades.

Além de estudar as principais linguagens de programação ( C++, Java, PHP, etc… ), o aluno também estudará muito a questão de Redes, Bancos de Dados ( em especial SQL ), Orientação a Objeto e Inteligência Artificial.

O curso de Sistemas de Informação, dura em média 4 anos, no último ano, especialmente nas Universidades Federais, é necessário que o aluno produza um trabalho de conclusão de curso ( TCC ).

O TCC tem tema livre, essa temática pode ser escolhida pelos próprios alunos dentre a área que mais gostam dentro de Sistemas de Informação, ele pode ser um jogo, um programa ou até mesmo um estudo.

Grade Básica do Curso de Sistemas de Informação
  • Lógica
  • Linguagem C++
  • Linguagem Java
  • Protocolos de Rede
  • Banco de Dados e Linguagem SQL
  • HTML
  • Fundamentos da Programação de Computadores
  • Sistemas Operacionais
  • Hardware Básico
  • Documentação e Gestão de Projetos
Mais informações vocês conferem lá, além de guias de outras carreiras também!

By Ítalo Tabosa with 2 comments